sexta-feira, 22 de março de 2013

Mudanças a vista

No final da década de 1950 e inicio da década de 1960 começou uma mudança nos meios de comunicação,grandes nomes do radio começaram a ir pra televisão. Nomes como Sílvio Santos,Chico Anísio  Manoel de Nóbrega entre outros mudaram do mundo do radio,onde eram apenas ouvidos,para serem vistos na tv.
Agora no inicio da década de 2010 começa uma nova mudança dessa vez da televisão para a web. Fábio Porchat,embora faça participações na Globo, é mais conhecido por sua interpretação nos vídeos do canal no Youtube "Porta dos Fundos",no mesmo canal está também Gregório Duvivier que na tv foi protagonista de "Os Buchas" na tv por assinatura e fez também participações na Globo,resolveu sair da tv e se dedicar mais aos esquetes de humor do canal da internet.
Um caso interessante é o de Rafinha Bastos,começou na tv no Rio Grande do Sul,sem muito destaque,depois enquanto estudava  nos Estados Unidos criou um  site para ter contato e "zuar" um bocado com os amigos a "Pagina do Rafinha",em pouco tempo explodiu de sucesso e além do site começou a fazer participações na televisão. Em 2008 veio o sucesso maior ao se tornar um dos apresentadores de um novo programa na Band,o CQC onde ficou até 2011,fez parte do "A liga" na mesma emissora. Em 2011 depois de uma piada boba,mas envolvendo gente poderosa e sem senso de humor,foi afastado do programa e pouco depois ele pediu demissão. Voltou pra tv em 2012 na Rede TV! para o Saturday Night Live, saiu da emissora depois de alguns meses alegando que queria apenas implementar o programa no Brasil. Mas o no inicio desse ano Rafinha voltou com força total a internet,onde no seu canal no Youtube criou um ótimo programa de entrevista chamado "8 minutos",que vale muito a pena conferir e recentemente voltou a fazer esquetes de humor.
Mas o caso mais recente e que mobilizou a mídia nos últimos dias foi a saída de Ana Paula Padrão da Record e ao contrario do esperado,ela não está mudando de emissora,ela vai se dedicar ao seu site "Tempo de Mulher". 
Ana Paula trabalhou de 1987 a 2005 na Globo,onde foi subindo aos poucos até chegar a ancora do "Jornal da Globo" conquistou diversos prêmios durante sua estada na emissora carioca. Em 2005 alegando não querer mais trabalhar no período da madrugada,vai para o SBT com enorme estardalhaço e reimplanta o jornalismo na emissora onde passou a ser o nome principal,depois saiu do telejornal e passou a fazer um programa que sempre sonhou,voltado a reportagens especiais. Em 2009 vai pra Record,onde volta a ser apresentadora de telejornal.
Uma das razões dessa mudança é o fator liberdade. Poder sair da formula pronta,sem as amarras do politicamente correto,ter controle sobre o processo e não ter de se preocupar se um diretor vai aprovar sua ideia ou não,você vai lá e faz,as vezes dá certo outras não. Isso dá ao artista ou jornalista uma oportunidade de experimentar e de oferecer ao público um produto sem os vícios da televisão e com alcance global.
Creio que em breve veremos mais jornalistas e artistas trocando o conforto da televisão pelo desafio da internet,e isso vai causar mudanças significativas em ambos os meios.
Me sigam no Twitter: @olhandoprostrem
Facebook:https://www.facebook.com/washington.felix
Google +: Washington Felix 



2 comentários: