segunda-feira, 25 de março de 2013

Dividir Para Conquistar

Quando os espanhóis chegaram ao México no inicio do século XVI,encontraram tribos em guerra e conquistaram o território com relativa facilidade. No império Inca os espanhóis chegaram durante uma disputa entre irmãos pelo trono, com essa disputa foi bem mais tranquilo conquistar essas terras e dominar o seu povo.
Muitos vão dizer: Mas os europeus tinham arma de fogo e foi isso que determinou a vitória.
A China e o Japão estavam no mesmo nível tecnológico e não foram  dominadas,pois tinham governos que estavam bem estruturados e puderam fazer frente,mesmo com armas menos potentes.
Falei disso para comentar sobre algo que tem me incomodado muito nas ultimas semanas,a guerra entre evangélicos e homossexuais. 
Tem havido intolerância,desrespeito e generalizações de ambas as partes.
Mas me veio na mente uma coisa, a quem interessa esse bate boca e protestos de um grupo contra outro?
Olhando os números,a Parada do Orgulho LGBT do ano passado juntou aproximadamente 270 mil pessoas    em São Paulo e a Marcha para Jesus também do ano passado na capital paulista levou 370 mil pessoas as ruas, juntando os 2 eventos 640 mil pessoas só em São Paulo. Se levarmos em conta os números de Paradas e de Marchas realizadas no país todo,teremos um número enorme de pessoas com um poder de mudar o país.
Antes de começar essa briga,o assunto era o Renan Calheiros,condenado pelo mensalão,eleito presidente do Senado. Foi feito um abaixo assinado e manifestações pelo brasil afora. Então sem mais nem menos elegem para a comissão de direitos humanos na Câmara Federal o deputado e pastor Marco Feliciano,conhecido por opiniões e conceitos equivocados e ou deturpados sobre africanos e homossexuais.
De um lado ficou Marco Feliciano, outros políticos e reacionários famosos,do outro o também deputado Jean Wyllys e ativistas,artistas e liberais diversos.Com muita baixaria,exageros e mentiras. Virou assunto em todas as rodas sociais,o outro assunto é o novo papa.
Uma vez me questionei,o que aconteceria se os participantes da Parada LGBT e os da Marcha pra Jesus se unissem,esquecendo as diferenças de pensamento por algumas horas,e fizessem  grandes protestos de basta em relação a violência,em relação a corrupção e ao descaso do poder público com os necessitados? Seria um feito histórico e começaria uma renovação na politica e na sociedade brasileira.
Infelizmente isso é apenas uma utopia, o que vai continuar acontecendo é vermos políticos como Marco Feliciano  instigando o ódio e o preconceito e outros como Jean Wyllys se fazendo de salvador dos fracos e oprimidos,e os dois lados já de olho em 2014 e em obter votos em seus respectivos grupos. Enquanto isso se esquece dos roubos,alianças estranhas e trocas de lado que permeiam o cenário politico brasileiro e que ambos os deputados deveriam pelo menos estar lutando contra e não servindo de massa de manobra para gente com interesses escusos.
Enquanto as pessoas de bem lutam entre si o mal prevalece.
Jesus nos ama independente do que somos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário